Sonho de alguns, pesadelo para outros, tudo depende do perfil de cada pessoa, não temos como generalizar. Com o home office é possível ter mais tempo para dormir, mais tempo com a família, não enfrentar trânsito e a promessa de uma vida mais equilibrada. Alguns podem até conseguir esse grande feito, mas para a maioria das pessoas a realidade é bem diferente. Nesse mundo louco em que tudo é uma correria e tudo se tornou urgente, é necessário entender o que realmente é sua prioridade, porque caso contrário você somente apagará incêndios o dia todo e chegará ao final do dia sem terminar o que realmente era importante. Na teoria é fácil, mas quem realmente sabe fazer a gestão do tempo no seu dia-a-dia, principalmente em home office onde várias situações parecem precisar tanto da sua atenção e você se viu preso ao computador até tarde da noite, sem entender onde o dia foi parar.
A rotina de trabalhar fora ajuda a regrar o tempo, hora certa para entrar, pausa para o café, a hora do almoço inteirinha somente para descansar e principalmente no final do dia, onde na empresa a batida do ponto encerra a jornada de trabalho.
Com a pandemia muitas empresas se obrigaram a ir para o on-line e o home office virou a realidade de várias pessoas. Empresas tiveram vantagens como economizar com locação de imóvel, energia, cafezinho, entre outras economias e o funcionário economizou no combustível e em tempo de ir e voltar até o local o trabalho. Mas com o home office veio também um aumento no estresse e no Burnout. Segundo uma pesquisa da Monster (uma plataforma global de empregos), os casos de Burnout cresceram 20% durante a pandemia. No Brasil, um levantamento do LinkedIn revelou que 62% dos profissionais ficaram mais estressados trabalhando de casa. Muita gente se sentiu pressionada a estar online o tempo todo para responder seus colegas ou seu chefe, e além disso veio a autocobrança de entregar mais para provar a eles que está realmente se dedicando as demandas da empresa, tudo isso por medo de perder o emprego ou em ser julgado.
Para ajudar, a Revista NOVAA trouxe aqui 6 dicas essenciais:
1 - Aceite a nova rotina: Seu dia-a-dia mudou e sua rotina também precisa mudar. Hábitos que antes já estavam no automático, agora precisarão ser reajustados, como por exemplo o hábito de se exercitar no horário do almoço na academia que fica a 2 quadras da empresa. O horário antigo talvez não faça mais sentido, então, ajuste seus horários de acordo com a nova rotina, faça testes, mude o local e veja o que funciona agora. Mas não deixe de se exercitar, isso ajuda a manter além do corpo saudável, a mente mais tranquila.
2 - Tenha clareza no trabalho: Muitos falam de foco, mas nada melhor do que saber exatamente o que precisa ser feito, com prazos e prioridades para cada tarefa e projeto. Existem vários aplicativos disponíveis na internet para te ajudar nessa organização, ou até mesmo uma planilha de excel já ajuda muito. Isso evita a procrastinação e te ajuda a ser mais produtivo.
3 - Melhore a comunicação: No escritório é fácil saber o que os outros estão fazendo, quando um colega precisa de ajuda ou está muito ocupado, mas em casa é diferente. Use ferramentas de gestão de tarefas como Trello ou Asana, entre outros, eles tem a versão gratuita que funciona muito bem e você consegue se comunicar com seu time, marcando eles em alguma tarefa específica que você precise de uma ajuda ou alinhamento. Isso mantém a equipe em sintonia.
4 - Saiba quando dizer não: Corte reuniões desnecessárias, claro que sendo extremamente cuidadoso. Às vezes o funcionário já está sobrecarregado e fica ainda pior com o dia cheio de reuniões. Mostre que se for realmente necessário estará à disposição, porém outras tarefas ou projetos já existentes precisam cumprir o cronograma de entrega, é necessário manter o foco e ser objetivo.
5 - Mantenha o contato social: As pessoas tendem a se isolar quando vão para o trabalho em home office. Cuidado, isso pode causar até mesmo depressão, então que tal marcar um café com aquela amiga do trabalho para colocar o papo em dia? Ou chamar aquele amigo para jogar uma sinuca ou futebol? Mesmo longe, é interessante manter os laços de amizade, quando se tem um bom amigo na empresa. Isso faz bem para a saúde mental e ajuda a manter a sensação de equipe. Faça uma ligação, chamada de vídeo ou até mesmo mande uma mensagem no WhatsApp para descontrair, com bom senso para não atrapalhar o rendimento do trabalho de ambos, é claro.
6 - Saiba que você não é uma máquina: como falado anteriormente aqui, a insegurança de perder o emprego, principalmente para quem antes era presencial, faz com que a própria pessoa se cobre mais, mas não somos máquinas e até as máquinas precisam de manutenção e tempos em pausa para não quebrar. É importante prestar mais atenção em você, não se deixar de lado. Então, se exercite, faça pausas, coloque uma música que te anime ou te acalme, de acordo com o que precisar para aquele momento, beba muita água, coloque um despertador para se lembrar que é necessário sim sair da frente da tela por alguns minutos, faz bem para os olhos e para o cérebro também. Então cuide com carinho do seu corpo.
Com essas dicas, você já pode começar a ajustar sua rotina, melhorar sua produtividade e, acima de tudo, cuidar da sua saúde mental no home office.
Redação: mkc
Imagens ilustrativas para a Revista NOVAA - 2024;